Semana imersiva WE: Dos desafios regionais à co-criação de Inovação.
De 13 a 17 de janeiro de 2025, decorre em Miranda do Douro, na aldeia de Malhadas, a semana intensiva e imersiva do projeto WE - Inovação Baseada em Desafios.
Este evento conclui um semestre no qual os alunos compreenderam de forma aprofundada o contexto regional e cocriaram ideias inovadoras para valorizar o gado bovino e ovino, preservar a música e a língua mirandesa, além de explorar o uso terapêutico dos burros mirandeses, com o acompanhamento de professores-facilitadores do IPB, mas também de outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade Roviri Virgili de Espanha, a CESAR School e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, do Rio de Janeiro no Brasil.
O Instituto Politécnico de Bragança tornou possível esta experiência inovadora de aprendizagem, unindo esforços com a Câmara Municipal de Miranda do Douro e os parceiros locais: Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Casa da Música Mirandesa, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa, ALCM – La Associação de Lhéngua i Cultura Mirandesa e Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino.
Esta iniciativa pioneira uniu educação, tradição e inovação, sendo espectável impacto positivo imediato e uma continuidade duradoura das parcerias estabelecidas para que seja sustentável no tempo.
A semana encerra com a entrega da Carta de Inovação do Município de Miranda do Douro, que promete alavancar o trabalho de inovação realizado e o impacto económico-social.